40 Questões:
01.
São princípios da
carburação:
a) 1ª Lei de Newton b)
princípio da ação e reação
c) princípio de Arquimedes e Pascal d) princípio de Venturi e
dos vasos comunicantes
02.
Os sistemas do carburador são:
medidor principal marcha lenta, acelerador, controle de mistura,...........
a) corte de lenta e corretor altimétrico b) eliminador de vapor e
economizador
c) válvula de lenta e atomizador d)
corte de lenta e economizador
03.
Um ajuste correto da mistura de
marcha lenta do carburador, ao cortar o motor, deverá prover:
a) aumento de 10 a 50 RPM b) diminuição
imediata da RPM
c) aumento acima de 50 RPM d)
diminuição de 10 a
50 RPM seguido de aumento
04.
Sistema do carburador controlado
pelo piloto manualmente ou pelo corretor altimétrico automaticamente...
a) sistema economizador b)
sistema controle de mistura
c) sistema de aceleração d)
sistema de corte de lenta
05.
Nas acelerações bruscas do motor,
entra em ação:
a) somente o sistema economizador
b) às vezes o sistema economizador e
sempre o sistema de aceleração
c) às vezes o sistema de aceleração e às
vezes o sistema economizador
d) somente o sistema de controle de
mistura
06.
Sistema do carburador tipo bóia
formado por uma válvula que abre quando necessária uma maior potência e fecha
em cruzeiro
a) sistema
economizador b)
sistema de controle de mistura
c) sistema de
aceleração d)
sistema de corte
07.
Os 2 tipos de carburadores mais
comuns são tipo
a) injeção
direta e injeção indireta b)
pressão e bóia
c) injeção
indireta e bóia d)
pressão e injeção indireta
08.
Num carburador de injeção quando
a “força medidora de ar” for menor que a “força de gasolina” ocorrerá:
a) uma
tendência abertura da válvula principal de gasolina
b) uma
tendência à detonação
c) uma
tendência para entrada em funcionamento da válvula de enriquecimento
d) uma
tendência a fechamento da válvula principal de gasolina
09.
A gasolina é misturada com ar no
carburador quando este for:
a) de bóia b)
de ignição simples
c) de injeção
direta d)
de pressão
10.
O funcionamento dos carburadores
é garantido por:
a) diferença
de altura b)
pressão gerada pelas bombas de gasolina
c) diferença
de pressão d)
aplicação do princípio de Arquimedes
11.
Unidade do carburador de injeção
de pressão que incorpora borboleta, venturi principal e de apoio e tubos de
impacto
a) unidade
reguladora b)
corpo do acelerador
c) unidade de
controle de combustível d)
controle automático de mistura
12.
Câmaras A e B do carburador
PD-12HD respectivamente tem:
a) pressão de
gasolina em A e vácuo em B b)
gasolina com pressão em A e calibrada em B
c) pressão de
impacto em A e sucção em B d)
pressão de impacto em B e sucção em A
13.
A câmara “C” da unidade
reguladora do carburador de injeção fornece_____ com pressão controlada
pelo injetor de descarga:
a) ar de
impacto b)
combustível medido
c) combustível
da bomba d)
combustível não medido
14.
Faz parte da manutenção do
controle do combustível dos jatos:
a) troca de componentes internos do
controle
b) desmontagem completa para limpeza
c) substituição do controle, ajustes de
lenta e de máxima.
d) ajustar o controle sem levar em
consideração os procedimentos do manual de manutenção (na prática)
15.
São itens a serem verificados na
inspeção da bomba auxiliar:
a) operação apropriada
b) vazamento e condições das conexões
elétricas e de combustível
c) desgaste das escovas
d) todas acima
16.
Formado por um conjunto de
cápsulas seladas com pressão de 28
pol de Hg, cujo objetivo é a compensação na mistura
devido à temperatura e altitudeTTT
a) válvula de
lenta b)
válvula do economizador
c) controle
automático de mistura d)
controle manual de mistura
17.
Elemento situado na câmara “E” do
carburador de injeção com função de eliminar bolhas do
combustível................
a) separador
de vapor b)
jato de enriquecimento
c) divisor de
fluxo d)
jato de marcha lenta
18.
A unidade adaptadora no
carburador de injeção pode conter
a) o
pulverizador e a bomba de aceleração b)
o corretor altimétrico
c) o injetor
de descarga e a bomba de aceleração d)
as válvulas de alimentação
19.
O sistema de injeção direta
Bendix consiste de um injetor, ..........................., injetores de
descarga.
a) controlador
de pressão b)
transmissor de fluxo
c) controlador
automático d)
divisor de fluxo
20.
A bomba de aceleração normalmente
é composta por
a) válvula
poppet e esfera b)
jato de enriquecimento
c) divisor de
fluxo d)
mola e diafragma
21.
São montados na cabeça do
cilindro, sendo de configuração sangria de ar.
a) injetores
de combustível b)
jato de enriquecimento
c) divisor de
fluxo d)
aranha
22.
A bomba tipo palheta rotativa é
acionada pelo ...........................
a) motor do
avião b)
fluxo induzido do combustível
c) motor
elétrico d)
eixo de controlador de combustível
23.
É o meio de ajuste fino do
combustível entre o controle principal e o duto de
combustível.......................
a) sensor
eletrônico b)
válvula TD
c) coordenador d)
duto principal
24.
Os 2 grupos básicos de controle
de combustível dos jatos são .......................... e ...............................
a)
termomecânico – termodinâmico b)
hidroelétrico – eletrônico
c)
hidromecânico – elétrico d)
hidromecânico – eletrônico
25.
O freio do motor/gerador do
controle eletrônico dos jatos é desacoplado quando o solenóide
é...................
a)
desenergizado b)
desativado
c) energizado d)
travado
26.
Projetada para drenar o
combustível residual de dentro das câmaras
a) válvula
aceleradora b)
separador de vapor – VAPOR VENT
c) divisor de
fluxo-aranha d)
válvula dreno-DRIP
27.
Controla o fluxo principal de
combustível do controle hidromecânico JFC
a) válvula
aceleradora b)
servo do governador
c) válvula
pressurizadora d)
contrapeso do governador
28.
Aumento da velocidade nos
contrapesos do governador de velocidade... o fluxo de combustível
a) estabiliza b)
aumenta
c) corta d)
diminui
29.
Consiste de 2 cápsulas, uma
ventilada pressão da câmara e outra evacuada no sistema de computação do JFC
..............................
a) conjunto
limite de temperatura b)
conjunto pressurizadora
c) conjunto
servo de pressão de queima d)
conjunto servo do governador
30.
O filtro de combustível
(microfiltro) que tem maior ação de filtragem possui o cartucho feito
de......................
a) alumínio b)
tela
c) papel d)
malha de aço
31.
Quando há excesso de gasolina
fornecida pelo carburador causando a parada do motor, diz-se que há:
a) afundamento b)
empobrecimento
c) afogamento d)
travamento
32.
O aquecedor de combustível do
sistema de combustível de motores de turbina a gás utiliza como fonte de
aquecimento:
a) líquido
especial para aquecimento b) gases do escapamento
c) resistência
elétrica d)
ar sangrado ou óleo do motor
33.
O motor do avião é parado por
meio do:
a) fechamento
da borboleta b)
corte do combustível
c) corte da
ignição d)
fechamento da válvula dreno
34.
A bolha de vapor (vapor lock)
pode ser formada devido à redução da pressão, excessiva turbência do
combustível e:
a) baixa
temperatura b)
alta temperatura
c) aceleração
do motor d)
alta ou baixa da temperatura
35.
Entre as providências adotadas
pelos fabricantes dos motores e carburadores usados na aviação para se evitar a
formação de gelo no carburador, adota-se:
a) aumentar o
diâmetro dos venturis b)
modificar a borboleta
c) admitir-se
ar mais frio d)
admitir-se ar aquecido
36.
Carburadores, em maior altitude,
tendem a fornecer uma mistura:
a) rica b)
estequiométrica
c) pobre d)
econômica
37.
A mistura 12:1 é considerada
rica, pois:
a) faz o motor
operar em marcha lenta b)
é utilizada no regime de cruzeiro
c) desenvolve
a força máxima para decolagem d)
obedece a razão de 1 parte de ar para 12 de combustível
38.
A mistura considerada pelos
químicos como perfeita ou estequiométrica é a:
a) 18:1 b)
10:1
c) 15:1 d)
16:1
39.
Libras/hr/hp resulta num índice SFC
que significa:
a) consumo do
combustível por hora b)
consumo requerido
c) consumo
pela pressão dos gases d)
consumo específico de combustível
40.
Unidade que compõe o sistema de
combustível, com localização nas asas, normalmente instalado 60 cm acima da linha do
motor, quando possui sistema por gravidade.
a) bomba de
engrenagens b)
tanque
c) filtro de
baixa d)
seletora
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